sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Os filhos dos outros

É tão fácil educar os filhos dos outros, somos sempre tão assertivos!
Se fosse meu filho não fazia isto ou se fosse meu filho não comia aquilo, sim, assumo que tenho várias vezes estes pensamentos relativos aos filhos dos meus amigos e familiares, e sim, tenho medo que a vida me mostre da pior maneira que também eu vou errar na educação dos meus filhos - sim, porque neste momento o que me está a mostrar é que para já não há filhos para educar!!!

O tipo de educação que pretendo dar aos meus filhos - quando eles chegarem - não está muito longe da que eu tive, e devo dizer que sou uma pessoa muito feliz, bem resolvida e agradecida por tudo o que tenho.

Enquanto bebé e criança nunca precisei de um tablet para ver o panda enquanto a minha mãe me dava de comer, nem nunca precisei de 1500 brinquedos, pois brincava sempre com os mesmos, nunca fiz guerras na hora da refeição e muito menos decidia o canal de TV quando os adultos estavam a ver TV.

O que realmente acho é que alguns dos pais de hoje em dia - não digo que sejam todos assim - são escravos dos filhos, é tudo à maneira da criança e acho que isso depois se irá refletir na formação da personalidade da criança. Se cresce a pensar que tem tudo o que quer ou que manda em tudo um dia mais tarde quando se confrontar com situações de contrariedade não as sabe resolver porque nunca ouviu um bom e valente NÃO.






4 comentários:

  1. Os pais não se podem esquecer que são isso mesmo, pais. Ter uma educação equilibrada, em que se valoriza a criança, é fundamental, mas também é necessário existir limites, caso contrário crescerá a pensar que pode fazer tudo aquilo que quer

    ResponderEliminar
  2. Também não tenho filhos mas sou filha, sei a educação que tive e a educação e hábitos que não quero que os meus filhos venham a ter. Claro que guardo as opiniões para mim e vou até aprendendo com os erros que vejo mas a verdade é que não ter filhos não nos impede de ter uma opinião.

    ResponderEliminar