terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

O apelido

Casei em 2014 e para espanto de algumas pessoas eu não adotei o apelido dele. Ele já sabia que isso não ia acontecer, e não lhe fez qualquer confusão.

Na minha família nunca nenhuma das mulheres adotou o apelido do marido, todas mantemos a nossa individualidade, todas temos noção que não é isso que faz um casamento mais feliz ou uma relação mais duradoura.

Foram os meus pais que me deram este nome e a vida, foi com ele que fui batizada, não seria um casamento que iria mudar o meu apelido.

Para mim fazia e continua a fazer sentido mantermos cada um o seu nome, e sermos a família X Z em vez de sermos só a família Z.

Porque é que as pessoas não ficam admiradas ou incomodadas quando é o contrario? Quando o marido não quer usar o apelido da esposa, sim porque também é possível essa situação.

Nunca houve nenhum comentário deselegante mas a pergunta foi feita várias vezes por várias pessoas da família do marido e até amigos, ao que cheguei a responder em tom de brincadeira que se ele ficasse com o meu apelido eu ficaria com o dele. Brincadeira mesmo, porque nunca sequer ponderei isso.

Para mim um apelido não acrescentaria em mais nada à nossa felicidade, ele não iria ser mais feliz se eu usasse o mesmo apelido que ele. Durante 11 anos de namoro nunca me fez falta o apelido dele, da mesma forma que não me fez nestes quase 4 anos de casados.

Entendo e respeito todas as pessoas que o optam por fazer de livre vontade, que se sentem mais realizadas com isso, da mesma forma que quero ser respeitada por não o ter feito.

Ainda bem que estamos num país mais ou menos livre e democrático em que eu por meu livre arbítrio possa não usar o apelido do meu marido!






4 comentários:

  1. Também casei em 2014 e também namorei quase 11 anos (ele pediu-me em casamento no 10º aniversário de namoro e casamos 8 meses depois) :)

    Também não adotei o apelido do meu marido. Não sou fundamentalista, se ele quisesse teria aumentado o meu nome, mas ele não fez questão, melhor assim :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tantas coincidências das nossas vidas!
      Também não sou fundamentalista, mas gosto de ter tomado essa decisão por mim, foi a minha escolha. As pessoas mais velhas julgam que é uma obrigação, da mesma forma que entendo e respeito as pessoas que decidem adotar o apelido do marido, desde que seja da sua vontade!
      Beijinho grande minha querida :)

      Eliminar
  2. Concordo totalmente contigo, não é o facto de se adotar o apelido do marido (ou vice-versa) que vai fazer o casamento mais feliz. Se fizer sentido para o casal, acho muito bem que acrescentem. Caso não faça, não vejo qualquer problema. O mal de muitas pessoas é viverem fixas a uma ideia e acharem que tem que ser sempre assim só porque a maior parte o faz

    r: «gosto sempre de voltar a onde já fui feliz», somo duas :D

    ResponderEliminar
  3. Verdade! :)
    Tantas coincidências também!!! Adoro a tua forma de escrita! Parabéns!

    ResponderEliminar